A rigor a história da Preservam tem início em 1950, quando seu fundador, Dr. Péricles de Freitas, empreende, em caráter pioneiro, o plantio de florestas de eucalipto conduzidas prioritariamente para a produção de postes.
Em 1962, com as árvores já adultas, inicia o que ele chamava de imunização de postes, valendo-se de processos como “substituição de seiva” e “banho quente frio”.
Em 1968,no afã de aumentar a produção e racionalizar o processo produtivo, com ganhos de qualidade, partiu para a instalação de uma moderna usina industrial de preservação de madeiras pelo processo de autoclavagem por vácuo-pressurização.
A partir daí a PRESERVAM pode expandir suas atividades, conquistando novos mercados. Teve participação expressiva no 1º Plano de Eletrificação Rural no Brasil, levando seus postes para diferentes estados brasileiros.
Paralelamente passou a atuar no segmento de construção rural, fornecendo madeira tratada para cercas, galpões, currais, pontes, haras, etc..
A instalação de uma serraria permitiu a sua entrada no setor de construção civil, com produção de vigamento, tabuado, forro, assoalho, lambril, etc..
Sempre buscando diversificar, introduziu a madeira de pinus em seu processo produtivo, passando a atuar na área de paisagismo, oferecendo decks, pergolados, cercas decorativas, móveis de jardim, sempre criando novos produtos.
A entrada do pinus na grade de produção da Preservam ampliou o leque de ofertas da empresa e o consumidor foi beneficiado com a possibilidade de escolher a madeira mais adequada ao seu projeto. Eucalipto e pinus formam assim uma dupla que se completa no desenvolvimento de uma obra. Por outro lado, ambas fruto de reflorestamento , garantindo a continuidade do rigor ecológico que sempre esteve presente nos 50 anos de vida desta empresa.